Convidados Ilustres em 2016

Veja nossos ilustres palestrantes em 2016:

 

Ana Christina bracelet replica cartier Mageste Castelar Campos  (TDAH AO LONGO DA VIDA)

Endereço para acessar este cartier nail bracelet
CV: http://lattes.cnpq.br/

Possui graduação em Medicina pela Universidade cartier jewelry replica Federal de Juiz de Fora(1978), especialização em Psiquiatria Infantil pela Universidad Complutense de Madrid(1983) e residencia-medicapelo Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais(1981). Atualmente é funcionário do Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria. Atuando principalmente nos seguintes temas:Residência em Psiquiatria.

Frederico Duarte Garcia (COMO TRATAR ESQUIZOFRENIA EM 2016/ DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS E COMPORTAMENTAIS)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/

Professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina e coordenador do Centro de Referência em Drogas da UFMG. Ele cursou seu doutorado em Biologia Celular e Molecular na Université de Rouen, na França e seu pós-doutorado na mesma instituição. Durante sua estada na França ele foi Chefe de Clinica na Université de Rouen e no Centre Hospitalier Universitaire de Rouen. Especializou-se em psiquiatria no Hospital das Clínicas da UFMG e obteve o Attestation de Formation Spécialisée da Universidade de Strasburgo. Ele realizou sua graduação em medicina na UFMG. Tem formação em terapias comportamentais e cognitivas pela Association Française de TCC. Frederico Garcia desenvolve pesquisas na área de Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: dependências químicas, transtornos alimentares e neuroimunologia. Recebeu o prêmio de pesquisa da World Federation of Societies of Biological Psychiatry.

Humberto Corrêa da Silva Filho (COMO TRATAR ESQUIZOFRENIA EM 2016/ SUICÍDIO: DA CULTURA À MOLÉCULA)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), Residência Médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG (1995), Mestrado em Pharmacologie et Pharmacochimie – Université Louis Pasteur-França (1998), Doutorado em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia- pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Pós-Doutorado em Genética Molecular pela UFMG (2002) e Pós-doutorado pela Université Paris-Decartes-Hopital Sainte Anne em Paris (2010). É professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG, membro permanente e orientador de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em Medicina Molecular e no de Neurociências, do qual foi um dos criadores, tendo participado da sua comissação de implantação. Foi presidente da Rede Mundial de Suicidólogos (2008-2010). Vice-Presidente da Associação Latinoamericana de Suicidologia (2007-2015). Atualmente é Vice-presidente da Associaçao Mineira de Psiquiatria e Membro do Comitê Cientifico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Medicina Molecular. Tem experiência nas áreas de psiquiatria, neurofarmacologia e genética molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: função serotoninérgica, comportamento suicida, genética molecular de transtornos neuropsiquiátricos e do comportamenento.

Rodrigo Nicolato (DEPRESSÃO EM DOENÇAS CLÍNICAS)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), residência médica em psiquiatria e em psiquiatria geriátrica (HC-UFMG); mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004).Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: psicofarmacologia, psiquiatria, esquizofrenia, psicopatologia e psicogeriatria. Pós-Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular. Professor adjunto de Psicologia Médica do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG. Especialista em Psiquiatra Geral e Psiquiatra Geriátrico pela ABP / AMB(Prova de Título). Sub-chefe do Serviço de Psiquiatria do HC da UFMG.Professor. Responsável pelo ambulatório de Esquizofrenia e Psicoses Não-afetivas e Efeitos colaterais e metabólicos de psicofármacos do http://www.cheapnfljerseys4.com Servico de psiquiatria do HC / UFMG.Docente/Orientador do programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular (mestrado e doutorado) da UFMG.Preceptor de Psiquiatria geriátrica do HC / UFMG.Professor de Psicologia Médica, Psiquiatria Clínica e Psicologia Médica Aplicada(prof responsável)(UFMG).Membro do INCT de Medicina Molecular (cord.: Marco Romano-Silva).Ex-Coordenador da Residência em Psiquiatria do HC/UFMG(nov de 2011 a 2014)). Professor da disciplina neurofarmacologia/aspectos moleculares-pós-graduação(mestrado/doutorado) em medicina molecular/UFMG.Professor Responsável pela Disciplina de psicopatologia para Terapia Ocupacional/UFMG. Membro da Comissão de avaliação das residências médicas em psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria de 2011 a 2013.Vice -Presidente Nacional da Associação Brasileiro de Neurociência Clínica desde 22 de novembro de 2013. Sub-Chefe do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG. Sub-Coordenador do Colegiado do Curso de Medicina da UFMG. Equivalência do diploma médico pela Universidade de Porto (Portugal), com Licenciatura em Medicina (equivalente a mestrado pelo Processo / Tratado de Bolonha).

Pedro Paulo Narciso de Avelar (NEUROESTIMULAÇÃO NOS TRANSTORNOS MENTAIS: ECT E EMT)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Residência emPsiquiatria pelo IPSEMG-FHEMIG (2011). Residência em Psicoterapia pelo Instituto Raul Soares-FHEMIG(2012). Docente, Coordenador e Tutor de Saúde Mental do 6º período e Supervisor do Internato de SaúdeMental do 12º período do Curso de Medicina da Faculdade Pitágoras – Montes Claros. Docente eSupervisor do Ambulatório de Psiquiatria do 6º período do Curso de Medicina das Faculdades Unidas do Norte de Minas. Docente e Supervisor do Ambulatório de Psiquiatria do 6º período do Curso de Medicinada Universidade Estadual de Montes Claros.

Daniel Silva de Azevedo (HEMODINÂMICA ENCEFÁLICA: CONCEITOS ATUAIS E APLICAÇÕES CLÍNICAS)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/

Graduado pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador/ Bahia 1999-2004. Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Geral Roberto Santos Salvador/ Bahia 2005-2007. Residência Médica em Oncologia Clínica – Instituto Nacional de Câncer (INCa) – RJ, 2008-2011. Oncologista do Centro Oncológico Antônio Ermirio de Moraes – Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Carlos Senne (ARBOVIROSES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL; DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA)

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1971).Professor Instrutor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Título de Especialista em Patologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Infectologia. Membro Fundador do Departamento Científico de Líquido Cefalorraqueano da Academia Brasileira de Neurologia. Chefe da Seção de Líquido Céfalorraqueano do Laboratório Central dos Hospitais da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1973 a 1985). Chefe da Seção de Líquido Céfalorraqueano do Laboratório do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Responsável pela Seção de Líquido Cefalorraqueano do Departamento de Laboratório Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.Presidente do Departamento Científico de Patologia Clínica da Associação Paulista de Medicina (1981 a 1987). Secretário do Grupo de Trabalho sobre Líquido Cefalorraqueano da Academia Brasileira da Neurologia (1985 a 1986). Membro efetivo da Banca Examinadora do Título de Especialista da. Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial (1993 a 95). Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial (1995 a 97). Fellow of American Colege of Phatology (1994). Fellow of American Society of Clinical Phatology (1995). Autor do Capítulo, Punção Liquórica do livro Condutas No Paciente Grave, 3a edição, vol. 2. Atheneu. Autor do Capítulo, O Exame do Líquido Cefalorraqueano do livro Esclerose Múltipla no Brasil Aspectos Clínicos e Terapêuticos. Série Neurologia – Diagnóstico e Tratamento. Atheneu. Autor do Capítulo Meningites Bacterianas do livro Medicina Tropical. Atheneu. Outros Livros como o do Dr. João Guerra e o Tratado de neurologia da ABN. Autor de diversos trabalhos científicos em Congressos e Revistas Médicas nacionais e internacionais.

Júlio Leonardo Barbosa Pereira (NEUROCIRURGIA NA ERA DIGITAL)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/

Médico formado pela Universidade Federal da Bahia. Foi residente de Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte (2008-2012). Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.Fellow em Radiocirurgia e Neurocirurgia Funcional pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) – Estados Unidos. Editor do Neurosurgery Blog (www.neurocirurgiabr.com) e participação na criação de 11 aplicativos médicos relacionados com Neurocirurgia. Atualmente é neurocirurgião assistente do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital São José e Hospital Sirio-Libanês da Equipe Prof. Raul Marino Junior .

Ana Paula Mendes Silva (BIOMARCADORES EM NOS TRANSTORNOS MENTAIS: APLICAÇÕES CLÍNICAS)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2011), Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2014) e atualmente Doutoranda em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve trabalhos na área de doenças neuropsiquiátricas, como Alzheimer e depressão. Um dos objetivos de sua pesquisa é o de identificar microRNAs que auxiliem no diagnóstico das doenças de Alzheimer e Depressão Maior. Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular e Genética (transcriptoma , miRNA , expressão gênica, RNASeq, PCR, qPCR, NGS)

Júlia Costa Dias (TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL EM IDOSOS)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/

Psicóloga formada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua http://www.wholesalejerseys1.com como colaboradora do Laboratório de Investigações em Neurociência Clínica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) e Medicina Molecular da UFMG sob orientação dos Professores Dr. Breno Satler de Oliveira Diniz e do Dr.Leandro Fernandes Malloy Diniz. Tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica atuando principalmente nas linhas de pesquisa em Transtorno Afetivos em adultos e idosos. Áreas de interesse de pesquisa: intervenções psicoterapêuticas em transtornos afetivos e ansiosos, neurobiologia e neuropsicologia do envelhecimento, biomarcadores dos transtornos afetivos e do comprometimento cognitivo, sono, mindfulness e neurociências.

Constantin George Dimopoulos Filho (MINDFULNESS: A PRÁTICA DA ATENÇÃO PLENA NA ATENÇÃO À SAÚDE)

Psicólogo Clínico com formação iniciada na Universidade Federal do Rio de Janeiro e concluída na Fundação Mineira de Educação e Cultura/MG. Instrutor de Mindfulness aplicado à Saúde pela UNIFESP. Especialista em saúde mental e pós-graduado em terapia cognitivo comportamental. Formação em abordagem parkisoniana e regressão de idade na cheap nfl elite jerseys prática clínica. Membro fundador da Associação Mineira de Hipnose.

Sarah Fonseca Cardoso (IMAGINOLOGIA DAS DEMENCIAS)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (2008). Atualmente é médico residente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

 

Tecnologia